Ford Focus 2022: Preço, Consumo, Motor e Fotos
Apesar da rápida ascensão dos SUVs, o Ford Focus 2022 e outros hatchbacks familiares tradicionais ainda têm muito a dar. De fato, o Focus ainda se destaca nas paradas de vendas de automóveis, e muito desse sucesso se deve ao seu maior patrimônio: a excelente dirigibilidade.
Para esta última imteração, a Ford tem trabalhado arduamente para melhorar as áreas onde as gerações anteriores do Focus falharam, nomeadamente a qualidade do interior, espaço traseiro para as pernas, espaço do porta-malas e tecnologia a bordo.
Um de seus principais concorrentes é o Volkswagen Golf, que está mais próximo da ponta mais cara do mercado, onde você também pode encontrar modelos premium como Audi A3, BMW Série 1 e Mercedes Classe A.
Para competir com os melhores carros familiares e expandir seu apelo, o foco está mais atualizado do que nunca. Para começar, você pode ter o luxuoso Vignale (com claras aspirações premium) e o modelo ativo (com algum estilo SUV e uma altura de passeio ligeiramente aumentada).
Guia do Conteúdo
Tecnologia
O novo Focus 2022 agora vem com o sistema SYNC 4, tornando-se o primeiro veículo Ford a apresentar o sistema. É mais intuitivo, mais rápido e suporta Android Auto e Apple CarPlay sem fio, de acordo com a marca. A tela agora tem 13,2 polegadas e contém o sistema de ar condicionado, que agora é controlado pelo display.
Equipado com o sistema de entretenimento Sync 4, o Focus 2022 apresenta um grande ecrã tátil de 13,2 polegadas e pode receber atualizações remotas e ser controlado através da aplicação para smartphone FordPass. A tela chama a atenção no painel e roda Apple CarPlay e Android Auto sem fio. A desvantagem é a falta de botões físicos para controlar o sistema de ar condicionado. Agora, tudo é multimídia diretamente digitalizado.
![Grade dianteira e faróis do Focus 2022](https://www.agoramotors.com.br/wp-content/uploads/2022/05/Focus-2022-frente-2.jpg)
Motor e Desempenho
O modelo tem motores 1.0 EcoBoost a gasolina com 100 ou 125 cavalos de potência, mas os principais mecânicos disponíveis no Ford Focus são híbridos leves. A partida de 48V funciona conectando-se ao motor por meio de uma correia, podendo também ser utilizada como gerador, auxiliando na propulsão do carro e reduzindo o consumo.
O 1.0 EcoBoost está disponível com 125 cv ou 155 cv. Na prática, a versão mais potente oferece o mesmo consumo do Focus mais fraco: 19,6 km/l. No entanto, o 1.0 Hybrid só é combinado com a infame transmissão automática de dupla embreagem Powershift, que, segundo a Ford, oferece menor consumo de combustível. Além disso, a partir dos 12 km/h, a função start-stop desliga o motor.
Quem adere ao turbo diesel pode escolher entre as versões 1.5 EcoBlue com 95 cv e 120 cv, apenas a última com opção de transmissão automática de oito marchas.
Se você quer um foco a diesel, o 1.5 Ecoblue 120 de 118 cv é sua única opção. Há uma quantidade razoável de turbo lag low-end, por isso leva um pouco de tempo para começar a puxar, com 0-62 mph em 10,6 segundos.
![Frente do Ford Focus 2022 na cor verde](https://www.agoramotors.com.br/wp-content/uploads/2022/05/Focus-2022-frente.jpg)
Suspensão e conforto de condução
Qualquer que seja a versão escolhida, o Ford Focus 2022 é mais forte que os Toyota Corolla e Volkswagen Golf.
Mesmo a versão St-Line mais baixa e mais rígida, embora você tenha que aguentar um aperto mais apertado para solavancos e buracos mais nítidos. Isto é especialmente verdadeiro para o ST-Line, pois suas rodas de liga leve são maiores (18 polegadas).
O modelo inspirado em SUV ativo faz o contrário, com a instalação 30mm mais alta que a versão padrão. A altura extra significa que eles têm mais ladrilhos em superfícies irregulares do que outras versões.
Se você deseja o melhor foco de manuseio, escolha o acabamento da linha ST. A suspensão mais baixa e mais rígida significa que seu corpo se inclina menos nas curvas, permitindo que você aproveite ao máximo o equilíbrio e a agilidade das curvas divertidas. O Ford Focus 2022 é o único carro da classe de carros familiares que oferece emoções com preços semelhantes aos motoristas interessados.
O Focus é mais ágil que o Golf, mesmo se você optar por uma tendência menos esportiva ou acabamentos em titânio, embora essas versões sejam mais inclinadas e não tenham o brilho nas curvas do ST-Line. Mesmo o modelo ativo auto elevatório pode ser conduzido de acordo com os padrões de carros familiares.
Todos os modelos Ford Focus 2022 têm direção rápida e são leves na cidade. Em velocidades mais altas, é um pouco mais pesado para fornecer mais informações da roda dianteira. No entanto, preferimos que seja um pouco mais pesado e tenha um comportamento egocêntrico não natural.
![Traseira do Focus 2022 verde](https://www.agoramotors.com.br/wp-content/uploads/2022/05/Focus-2022-traseira.jpg)
Condução e ruído
O motor a gasolina Ecoboost de 1.0 litros do Focus é um pouco decepcionante em segundo plano, mas nunca se torna irritante e é mais silencioso do que os motores 1.0 TSI 110 e 1.5 TSI 130 no Leon e no Golf. Como seria de esperar, o diesel Ecoblue 120 de 1,5 litro é mais ambíguo do que a gasolina em baixas e altas rotações.
Há alguma vibração ao redor dos espelhos do Ford Focus 2022 em altas velocidades, mas o ruído da estrada é bem amortecido. Se você passa muito tempo navegando em alta velocidade, o Focus é o cruzador mais civilizado de sua classe, mais silencioso que o Corolla. É ainda mais silencioso que o Golf.
Todo Ford Focus 2022 a gasolina vem de fábrica com um câmbio manual de seis marchas de troca suave, mas também há um automático de sete marchas opcional (padrão no diesel).
![Exterior do novo Focus 2022](https://www.agoramotors.com.br/wp-content/uploads/2022/05/Focus-2022-lateral.jpg)
Ficha Técnica Focus 2022
- Motor: 1.0
- Transmissão: Manual de 5 marchas
- Aceleração (0 à 100km/h): 12,5 s
- Velocidade Máxima (km/h): 189 (e) / 183 (g)
- Cilindrada (cm3): 1596
- Potência (cv): 135 (e) / 131 (g)
- Torque (kgfm): 16,7 (e) / 16,2 (g)
- Freios: Quatro freios à disco com dois discos ventilados
- Comprimento: 4360 mm
- Largura: 1823 mm
- Altura: 1469 mm
- Distância entre eixos: 2648 mm
- Peso: 1310 kg
- Porta – Mala (L): 316
- Direção: Elétrica
- Tanque de Combustível: 55.0 L.
Preço do Ford Focus 2022
Não sabemos se o modelo poderá vir para o Brasil. Se vier, o preço do Ford Focus 2022 não deve ser menos de R$ 115.649 na versão de entrada. E a versão ST esportiva poderá ultrapassar os R$290 mil.
Acompanhe todas as atualizações do modelo acessando o link abaixo.
Veja tudo que acontece no mundo dos motores e veja as novidades dos modelos daqui e do mundo acessando o Agora Motor.
Perguntas Frequentes
Qual o preço do Ford Focus 2022?
O preço do Ford Focus 2022 poderá ser de R$115.649. A versão ST esportiva chega por €$45,376.60, ou seja, ultrapassando os R$ 290 mil.
Como é o conforto de condução e a suspensão do Ford Focus 2022?
O Ford Focus 2022 é elogiado por sua dirigibilidade e conforto de condução. O modelo é ágil e oferece uma suspensão que absorve bem os solavancos. As versões ST-Line possuem uma suspensão mais rígida, enquanto o modelo ativo possui uma altura de passeio ligeiramente aumentada.
Como é o desempenho do Ford Focus 2022?
O desempenho varia de acordo com a escolha do motor. O motor 1.0 EcoBoost está disponível com potências de 125 cv ou 155 cv, oferecendo um consumo de combustível semelhante. O modelo também oferece opções de motores a diesel, como o 1.5 EcoBlue com 95 cv ou 120 cv.
Quais são as atualizações de tecnologia no Ford Focus 2022?
O Ford Focus 2022 apresenta o sistema SYNC 4, tornando-se o primeiro veículo Ford a ter esse sistema. O sistema SYNC 4 é mais intuitivo, mais rápido e suporta Android Auto e Apple CarPlay sem fio. O modelo também possui uma tela de 13,2 polegadas que integra o sistema de ar condicionado.