Os 3 melhores Pneus 140/70 17

Se você está procurando os melhores pneus 140/70 17 para a sua motocicleta, queremos te mostrar algumas opções interessantes para você estudar. Esse pneu é indicado para motos de média/baixa cilindrada, indo até no máximo 300 cc, como uma Ninja 300, Z300, MT-03, CB 250 Twister, motos dessa faixa.

Comprar pneus de motos pode ser um pouco mais difícil do que de um carro, por exemplo, eles possuem menos informações, e exigem cuidados mais do que de um carro. Te recomendamos acessar o manual da sua moto e conferir qual é o pneu indicado para o modelo.

Para exemplificar, comprar um pneu fora do padrão ou recomendado, só irá te gerar mais custos, além de não te oferecer um bom desempenho e segurança, além de reduzir o tempo de vida útil do pneu.

Como ler um pneu

Os pneus possuem dimensões e características diferentes, cada um tem sua utilidade e desempenho, onde aquelas letras e número dizem muito sobre ele. Saber interpretar essas informações, irá te ajudar demais na compra do pneu, vamos pegar como exemplo o pneu 140/70 R17 66H:

De início temos o 140, esse número representa a largura do pneu de ombro a ombro em milímetros. A largura é chamada de banda de rodagem, que nesse caso é 140 mm ou 14 cm.

Temos também a lateral do pneu, que fica em volta do aro da moto, ele é representado pelo 70, que é informado em porcentagem, nesse caso o perfil do pneu tem 70% de 140 mm, sendo o mesmo que 140 x 0,7 = 70 mm.

O R17, aqui temos algumas possibilidades, onde o pneu pode ser radial, representado pelo R ou diagonal, onde não tem nenhuma letra que informa, isso é construção do pneu, a construção do pneu diz um pouco sobre suas capacidades, com um pneu diagonal é para veículos moderados e radiais para veículos de alto desempenho.

E por fim temos os índices 66H, o 66 representa o índice de carga, o quanto que o pneu suporta em quilos, nesse caso até 300 kg e um H representa o índice de velocidade, que é medido por letras, onde cada uma tem uma velocidade máxima suportada, nesse caso até 210 km/h.

Etiqueta do Inmetro

A etiqueta do Inmetro é uma boa forma de se embasar sobre as qualidades do pneu, nessa etiqueta você irá encontrar coisas como a economia de combustível que o pneu gera e a sua aderência na pista molhada, ambos são avaliados de “A” a “G”, semelhante aos eletrodomésticos, e temos também o seu ruído, que é medido em decibéis (dB), nesse caso quanto menor o valor, menor será o ruído.

Saiba mais sobre o Inmetro!

Alguns pneus não contam com a homologação do Inmetro, por exemplo, pneus diagonais, para bicicletas, militares, dentre outros, não são necessários ter essa etiqueta, atrapalhando quem gosta de avaliar por ela.

Como escolher os melhores pneus 140/70 R 17?

Antes de mais nada, você deve consular o manual de proprietário da sua moto, pois lá informa as dimensões de pneus que ela suporta e qual tipo de pneu você deve usar. Não respeitar o que é recomendado para a usa moto, pode causar apenas gastos a mais, além da sua moto perder desempenho e segurança e ter uma durabilidade menor.

Além de tudo, basta usar o conhecimento que você aprendeu logo acima, saber interpretar os índices, irá facilitar na hora da compra, você provavelmente já sabe qual a velocidade máxima da sai moto e o tanto de peso que você carrega, precisando sempre se antenar aos índices do pneu. O desenho do pneu indica muito sobre o seu desempenho, onde você irá encontrar pneus mais assimétricos, bidirecionais, onde um traz uma pilotagem melhor, outro um escoamento da água, cada um com suas características.

Pneu 140/70 R17 66H Pirelli Sport Demon Traseiro

Um dos melhores pneus 140/70 R17, 66H Pirelli Sport Demon Traseiro.
Pneu 140/70 R17 66H Pirelli Sport Demon Traseiro. Foto: Reprodução

Pneu esportivo com estrutura convencional para motos Sport Touring de média cilindrada. Perfil do pneu traseiro desenvolvido com tecnologia de múltiplos raios, oferecendo condução precisa e controle em todas as condições de pilotagem. Composto de alta performance que assegura excelente rendimento quilométrico.

O modelo não conta com a sua etiqueta do Inmetro, tem sua construção radial e montagem sem câmara, ele suporta uma velocidade máxima de 210 km/h e um peso máximo de 300 kg, custando na faixa os R$ 600,00.

Pneu 140/70 17 Maggion Sportissimo 66G Traseiro

Pneu 140/70 17 Maggion Sportissimo 66G Traseiro.
Pneu 140/70 17 Maggion Sportissimo 66G Traseiro. Foto: Reprodução

Pneu que traz um excelente custo-benefício, muito barato e bem avaliado. Tem uma borracha boa, não sendo muito mole e nem muito dura. É recomendado mais para trajetos urbano, segundo avaliações, pela sua parede lateral, que pode causar um pouco de estabilidade quando exigido demais.

Esse pneu tem uma construção diagonal, sem câmara, suportando uma velocidade máxima de 210 km/h e um peso máximo de 300 kg, não possui etiqueta do Inmetro. Seu valor está a partir de R$ 300,00, sendo um modelo muito barato.

Pneu 140/70 17 Ira Masked GP 66S Traseiro

Pneu 140/70 17 Ira Masked GP 66S Traseiro.
Pneu 140/70 17 Ira Masked GP 66S Traseiro. Foto: Reprodução

Desenho focado em desempenho em curvas e estabilidade. O formato dos sulcos melhora o apoio em mudanças de direção, permitindo que o piloto possa contornar curvas com mais segurança. Além disso, os sulcos na banda de rodagem foram projetados para escoar a água com maior velocidade, manter a aderência em pista molhada e evitar derrapagens em curvas.

Pneu com construção diagonal e sem câmara, tem um peso de 5,8 kg. Ele irá suportar uma velocidade máxima de 180 km/h e um peso máximo de 300 kg, o modelo não possui sua etiqueta do Inmetro, custando na faixa dos R$ 300,00 também.

Quando devo trocar os pneus?

Tem duas coisas que você pode observar, uma delas é o desgaste, seu o pneu já rodou muito e estiver meio careca, com sulco perto de 1,6 mm, você deve trocá-los quanto antes, pois pode estar em perigo quando a pista estiver molhada. Outro caso é o ressecamento do pneu, independente se for por uso ou má conservação, ele deve ser trocado, caso contrário poderá estourar, dar bolhas, etc.

Tem como aumentar a durabilidade do pneu da moto?

Tem como aumentar sua vida útil, sempre faça a calibragem correta do pneu de acordo com as recomendações de fábrica, isso além de te trazer maior segurança, aumentará a durabilidade do pneu. Faça sempre o alinhamento e balanceamento da moto, além de aumentar a durabilidade da moto e do pneu, trará mais segurança durante as pilotagens.

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Você tem mais alguma recomendação ou já usou algum desses modelos? Comente para nós nos comentários. E aproveite para avaliar o artigo com as estrelas também, é algo que não custa nada, mas nos ajuda muito.

Se você é um grande apreciador do mundo automobilístico, acompanhando sempre as novidades e lançamentos, conheça o site Agora Motor, onde temos diversos artigos, notícias, Tabela Fipe, dentre outras coisas.

Perguntas Frequentes sobre os melhores pneus 140/70 17

Como escolher o melhor pneu para a minha moto?

O mais ideal de tudo é você conferir o manual de proprietário, sempre respeite essas recomendações, onde lá irá informar as dimensões e características recomendadas, caso contrário você poderá ter apenas gastos desnecessários, perder eficiência da moto e também reduzir a vida útil do pneu.

Quando trocar os pneus da moto?

Tem duas coisas que você pode observar, uma delas é o desgaste, seu o pneu já rodou muito e estiver meio careca, com sulco perto de 1,6 mm, você deve trocá-los quanto antes, pois pode estar em perigo quando a pista estiver molhada. Outro caso é o ressecamento do pneu, independente se for por uso ou má conservação, ele deve ser trocado, caso contrário poderá estourar, dar bolhas, etc.

Como aumentar a vida útil do pneu da moto?

Tem como aumentar sua vida útil, sempre faça a calibragem correta do pneu de acordo com as recomendações de fábrica, isso além de te trazer maior segurança, aumentará a durabilidade do pneu. Faça sempre o alinhamento e balanceamento da moto, além de aumentar a durabilidade da moto e do pneu, trará mais segurança durante as pilotagens.

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Gabriel May Oechsler
Redator online do portal Agora Motor, tem 21 anos e está sempre antenado no universo automobilístico, gosta de esportes, jogos e notícias automotivas. Iniciou sua jornada no site Agora Motor em 2022, trabalhando com pesquisas extensas e escritas de artigos e notícias sobre carros, motos, etc.
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