Fiat Strada Ranch: Desempenho e Falta de Equipamentos | Avaliação

Lançada em outubro de 1998, a Fiat Strada rapidamente se tornou um sucesso de vendas no mercado brasileiro, competindo com modelos como a Ford Courier e a Volkswagen Saveiro da época. Assim como o icônico DeLorean DMC-12 da trilogia “De Volta para o Futuro”, a Fiat Strada evoluiu ao longo dos anos, mantendo suas principais qualidades, especialmente sua notável capacidade de carga.

Fiat Strada 2024.
Fiat Strada 2024 versão Ranch. Foto: Divulgação

Com 26 anos de história no Brasil, a segunda geração da Fiat Strada foi introduzida em 2020, oferecendo opções de cabine dupla ou simples. Desde o ano passado, o modelo também está disponível com um motor turbo, similar ao encontrado em outros veículos da Stellantis, como o Peugeot 208 e o Fiat Fastback.

Atualmente, a linha Fiat Strada é composta pelas versões: Endurance Cabine Plus (a partir de R$ 104.990), Freedom Cabine Plus (R$ 111.990), Freedom Cabine Dupla (R$ 119.990), Volcano Cabine Dupla (R$ 121.990) e Volcano Cabine Dupla automática (R$ 127.990). As versões mais avançadas, Ranch e Ultra, equipadas com o motor 1.0 turbo T200, têm preços a partir de R$ 139.990.

A segunda geração da Fiat Strada abandonou a antiga plataforma derivada do Palio, que também era usada no sedã Siena e na perua Palio Weekend. Em seu lugar, a caminhonete adota a nova arquitetura MPP (Modular Platform Pickup), composta por 90% de aços de alta e ultra-alta resistência.

Com dimensões de 4,44 metros de comprimento, 1,73 metros de largura, 1,60 metros de altura (com barras longitudinais de teto) e 2,73 metros de entre-eixos, a Strada cresceu em comparação à primeira geração. Esses aumentos de 6,5 cm em comprimento, 6,7 cm em largura, 6,5 cm em altura e 1,9 cm no entre-eixos facilitam o acesso à cabine, especialmente com as quatro portas, ao contrário da versão Adventure Locker de três portas lançada em 2009.

Para economizar custos, a Strada utiliza alguns componentes compartilhados com o Fiat Mobi, como o para-brisa dianteiro, a coluna A e as folhas das portas dianteiras. Embora a Strada ofereça um conforto superior ao da Volkswagen Saveiro Extreme, seu entre-eixos de 2,73 metros é menor que o da Chevrolet Montana (2,80 metros) e da Renault Oroch (2,82 metros), enquanto a Saveiro Extreme tem um entre-eixos de 2,75 metros.

No interior, o encosto do banco traseiro apresenta uma inclinação que pode ser desconfortável em viagens longas, e o espaço para o quinto ocupante é prejudicado pelo porta-copos com entrada USB para carregamento de gadgets. O estribo lateral também pode ser inconveniente, sujeitando a calça ou dificultando o acesso à cabine.

Durante uma viagem para Pirassununga (SP) com três adultos e uma criança, foi necessário empurrar o banco do carona para acomodar a cadeirinha, o que limitou o espaço para as pernas do ocupante da frente. O acabamento da Fiat Strada utiliza plásticos de boa qualidade e revestimentos nas portas, conferindo uma sensação de maior requinte. No entanto, o quadro de instrumentos analógico poderia ter um grafismo mais moderno.

Fiat Strada carregada.
Fiat Strada carregada.

Apesar do preço de R$ 139.990, a Fiat Strada Ranch tem algumas deficiências em equipamentos básicos, como o controlador de velocidade, essencial para viagens longas, e a ausência de entrada e partida sem chave. Além disso, a caminhonete não possui assistentes de condução e a coluna de direção é ajustável apenas em altura.

Por outro lado, a Strada Ranch vem equipada com airbags frontais e laterais, assistente de partida em rampas, bancos revestidos em vinil, carregador de smartphone por indução, câmera de ré, coluna de direção ajustável em altura, controles eletrônicos de tração e estabilidade, sistema multimídia de sete polegadas com Apple CarPlay e Android Auto sem fio, monitoramento da pressão dos pneus, sensor de estacionamento, ventilação, tela TFT de 3,5 polegadas e volante revestido em couro.

Motor Turbo e Desempenho

A versão Ranch da Fiat Strada oferece uma resposta eficiente ao pedal do acelerador, proporcionando aceleração rápida e retomada de velocidade. O motor tricilíndrico funciona de forma suave, com baixa vibração. No entanto, acima de 4.000 rpm, o som metálico típico dos motores tricilíndricos se torna perceptível. Comparado ao motor 1.3 Firefly naturalmente aspirado, que entrega até 109 cv e 14,2 kgfm com etanol, a Strada Ranch T200 se destaca com seus 130 cv e 20,4 kgfm, superando o motor 1.3 Firefly de quatro cilindros em 21 cv e 6,7 kgfm.

Em termos de desempenho, a Chevrolet Montana 1.2 gera 133 cv e 21,4 kgfm, a Renault Oroch 1.3 TCe produz 170 cv e 27,5 kgfm, e a Volkswagen Saveiro Extreme 1.6 alcança 116 cv e 16,1 kgfm.

A Strada Ranch leva 9,5 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h e atinge uma velocidade máxima de 180 km/h. Em contraste, a versão com motor 1.3 Firefly faz de 0 a 100 km/h em 12 segundos e atinge 165 km/h de velocidade máxima.

De acordo com o Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro, a Strada Ranch T200 tem um consumo de 8,3 km/l na cidade e 9,4 km/l na estrada com etanol, e 12,1 km/l e 13,2 km/l com gasolina.

A condução da Strada Ranch é diferente da de um SUV, mas suas suspensões McPherson dianteiras e eixo rígido traseiro proporcionam um bom comportamento. A calibração das suspensões absorve bem as irregularidades da estrada, embora algumas batidas secas possam ser sentidas em pisos muito irregulares.

Os freios da Fiat Strada foram recalibrados para suportar o aumento de desempenho, utilizando discos ventilados de 284 mm no eixo dianteiro. Na configuração Volcano 1.3 AT, os discos ventilados têm 257 mm de diâmetro.

Os pneus de uso misto 205/55 R16 são silenciosos, e o vão livre para o solo de 18,5 cm, junto com ângulos de entrada de 23º e saída de 29º, ajuda a evitar raspadas em lombadas ou valetas. A direção assistida eletricamente é mais direta em comparação com as versões com motor 1.3 Firefly, melhorando a dirigibilidade.

A caçamba da Strada Ranch suporta uma carga de 650 kg ou 844 litros, enquanto a tampa do compartimento de carga, que pode ser manuseada com uma mão, suporta até 400 kg. As dimensões da área de carga são 1,17 m de comprimento, 1,31 m de largura e 60,6 cm de altura.

Fiat garante liderança do mercado em 2023.
Fiat garante liderança do mercado em 2023.

Em comparação, a Chevrolet Montana oferece 874 litros e 600 kg, a Renault Oroch possui 683 litros e 650 kg, e a Volkswagen Saveiro Extreme tem 580 litros e 605 kg.

Veredicto

Para aqueles que consideram substituir um SUV por uma caminhonete, é importante ter em mente que as bagagens podem se movimentar na caçamba e que, mesmo com uma capota marítima, poeira e chuva podem entrar. Embora a Fiat Strada Ranch tenha um custo superior a R$ 139.000, ela oferece versatilidade e pode ser uma alternativa interessante para quem não pode optar por uma Fiat Toro ou enfrenta limitações de espaço na garagem para estacionar um utilitário de maiores dimensões.

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Um jovem que está iniciando sua vida no mundo automobilístico, carregando uma enorme paixão sobre o assunto. Se formou no Ensino Médio em 2023 e pretende se ingressar em uma faculdade. Um jovem que nos tempos vagos, se interessa em fazer atividades familiares e passar mais tempo com a família.
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